domingo, 10 de outubro de 2010

Correção de Fluxo em Rio Claro II

Na última semana de setembro de 2010 os alunos da Correção de Fluxo fizeram avaliações nas escolas onde são atendidos. A avaliação durou toda a semana e terminou na primeira semana de outubro.
O projeto tem funcionado da seguinte forma: os alunos incluídos no projeto (não são muitos), são levados para outra escola às 7:30h, aproximadamente, depois de tomar o leite. Ficam lá fazendo atividades de alfabetização. Não são usadas as apostilas do projeto (divulgadas aqui no blog). Segundo relatos dos alunos, a professora somente utiliza atividades avulsas. Levam pastas para guardar as lições de casa. Nessa pasta, há uma um "silabário", um quadro com as famílias silábicas colado. Provavelmente, utilizam como fonte de pesquisa para fazer as lições. Num determinado dia, a lição de casa consistia de um quadro com as letras do alfabeto, contendo espaços para os alunos escreverem uma palavra com cada letra. Também relataram que fazem brincadeiras do tipo baralho de letras. Esses alunos, às 10:30h já estão de volta à escola de origem. Portanto, são 3 horas fora da escola, sem contar o tempo de ida, volta e o tempo do recreio, em que fazem a refeição lá na outra escola. Podemos estimar que estudam 2h e 10 min. por dia, 3 dias por semana. Os resultados práticos já podem ser analisados pelos professores de suas escolas de origem. Será que o projeto conseguirá alfabetizar e fazer avançar os alunos já alfabetizados? Vamos esperar o resultado das avaliações realizadas pelo projeto! Lembrando, o slogan do projeto é: "Todos podem aprender."

Nenhum comentário:

Postar um comentário