sábado, 21 de agosto de 2010

Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização (GEEMPA)

O Guia de Tecnologias Educacionais, criado em 2007, tem hoje 133 tecnologias pré-qualificadas pelo Ministério da Educação. O trecho abaixo (p. 51) corresponde à descrição do Programa "Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização", desenvolvido pelo GEEMPA e que foi escolhido pela prefeitura de Rio Claro. Portanto, a correção de fluxo deverá ocorrer de acordo com esta proposta.


2.13 Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização


O programa Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização compreende a organização de turmas de alunos não alfabetizados em idade própria, que se encontram no contra turno de sua inserção na escola regular. Acontece durante três meses, três vezes por semana, durante três horas cada vez.

O Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização trata de assegurar a sociabilidade intrínseca do ato de aprender pelo pertencimento a um grupo no qual todos visam aprender um mesmo campo de conhecimentos, nesse caso, a alfabetização.

Os materiais didáticos solicitados pelo programa de Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização a turmas extraclasse de no mínimo 12 e no máximo 25 alunos, compreendem: cadernos de atividades; kit literatura de apoio para alfabetização; merenda pedagógica; lição de casa; jogos; fichas didáticas; e atividades culturais.

Apresenta-se em dois documentários nos DVDs, Que letra é essa? e Do gozo da ignorância ao desejo de aprender, com indicação para encaminhamento ao Plano Nacional do Livro Didático.

Público: gestores, professores e alunos dos anos iniciais, não alfabetizados em idade própria.

RESPONSÁVEL

GEEMPA - Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação
Rua Lopo Gonçalves, 511 - Cidade Baixa
CEP: 90050-350 – Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3226-5218
e-mail: contato@geempa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário